Unicare Summit 2024

A expressão das relações, do afeto e da sexualidade na pessoa idosa institucionalizada.

O Unicare Summit é um evento anual que reúne especialistas da saúde e da gerontologia para discutir os desafios do envelhecimento e as suas soluções.

Organizamos o UNICARE Summit para reunir líderes, profissionais e especialistas do setor social e da saúde num ambiente colaborativo e inovador. Este evento é uma oportunidade única para partilhar conhecimentos, melhores práticas e estabelecer um valioso networking, permitindo que os participantes estabeleçam conexões importantes e construam relacionamentos profissionais significativos. Ao organizar a UNICARE Summit, estamos comprometidos em capacitar os profissionais do setor com o conhecimento e as ferramentas necessárias para impulsionar a inovação, melhorar os resultados da intervenção nas pessoas idosas e promover uma prestação de cuidados sociais e de saúde de alta qualidade e centrada na pessoa.

O principal objetivo desta edição é promover uma discussão aberta, informada e inclusiva sobre as necessidades, desafios e direitos relacionados à sexualidade na terceira idade.

É um espaço dedicado a todos os profissionais na área social e da saúde, académicos e pessoas idosas, no qual vão poder discutir questões importantes, como mudanças físicas e emocionais relacionadas à sexualidade, mitos e estereótipos prevalentes, estratégias para promover uma sexualidade saudável e segura na velhice, e questões éticas e legais relacionadas ao consentimento e intimidade. Além disso, este SUMMIT procura promover a consciencialização sobre a importância de reconhecer e respeitar a sexualidade como parte integral da vida dos idosos, garantindo que tenham acesso a informações, recursos e cuidados adequados às suas necessidades. Ao reunir especialistas e interessados no assunto, esta edição, visa também contribuir para a promoção de uma cultura de respeito, inclusão e bem-estar para os idosos em todas as fases da vida.

Contagem Decrescente

18 de Abril de 2024

Dias:
Horas:
Minutos:
Segundos:

Moderador

Dr.
Dr. Rui Soares

Oradores

Enf.º
Enf.º João Tavares
Dr.ª
Dr.ª Sarah Pinho

PAINEL 1 – Atitudes dos Cuidadores – Como lidar com a Sexualidade na Pessoa Idosa?

Neste Painel irá ser abordado um tema frequentemente negligenciado e mal compreendido.

As atitudes dos cuidadores em relação à sexualidade na pessoa idosa, com destaque para a pessoa com demência desempenham um papel crucial na qualidade de vida e no bem-estar emocional dos idosos.

Primeiro, é importante reconhecer que a sexualidade é uma parte natural e normal da vida, inclusive na terceira idade e em pessoas com demência. Negar ou reprimir essa necessidade pode causar frustração e ansiedade nos mesmos.

Além disso, os cuidadores precisam receber formação adequada sobre como lidar com situações relacionadas à sexualidade na pessoa idosa, o que se traduz em compreender as mudanças comportamentais associadas à demência, respeitar a privacidade e autonomia do idoso, e saber como agir diante de comportamentos inapropriados ou situações de risco.

Ao participar, terá a oportunidade única de se capacitar com conhecimento atualizado e estratégias práticas para abordar estas questões. Ao entender melhor as necessidades e desafios dos idosos em relação à sexualidade, poderá desempenhar um papel significativo na promoção do seu bem-estar sexual e emocional, proporcionando-lhes uma qualidade de vida mais digna e satisfatória.

Além disso, o UNICARE SUMMIT proporciona um espaço para partilhar experiências, trocar ideias e construir uma rede de apoio entre os participantes. A sua presença é fundamental para enriquecer este debate e promover uma cultura de respeito e inclusão para os idosos em nossa sociedade

Moderador

Brevemente

Oradores

Dr.
Dr. José Gonçalves
Dr.
Dr. Duarte Vilar

PAINEL 2 – Mitos e Estereótipos Sobre a Sexualidade no Envelhecimento.

Os mitos e estereótipos sobre a sexualidade no envelhecimento perpetuam visões limitadas e prejudiciais, ignorando a realidade da vida sexual dos idosos.

Um dos mitos mais comuns é a ideia de que a sexualidade é exclusiva da juventude, e que o desejo sexual diminui drasticamente com a idade. Isso desconsidera a diversidade de experiências e desejos na terceira idade. Além disso, existe o estereótipo de que os idosos não são mais capazes de manter relacionamentos íntimos ou de experimentar prazer sexual, o que é falso e desrespeitoso. Outro mito prejudicial é a associação da sexualidade na velhice apenas à disfunção erétil nos homens, ignorando as questões de saúde sexual das mulheres mais velhas

Desafiar esses mitos é essencial para promover o respeito e a inclusão da sexualidade na velhice, permitindo que os idosos desfrutem de uma vida sexual plena e satisfatória, se assim o desejarem. É hora de superar os estereótipos e celebrar a sexualidade como parte integrante e saudável do envelhecimento.

Ao participar no UNICARE SUMMIT, estará a capacitar-se para promover uma cultura de respeito e inclusão, que reconhece a individualidade e dignidade de cada pessoa, independentemente da idade. Isso contribui para uma sociedade mais compassiva e igualitária, onde todos têm o direito de viver com dignidade e autonomia em todas as fases da vida.





Moderador

Dr.
Dr. Francisco Allen Gomes

Oradores

Dr.
Dr. Júlio Machado Vaz
Dr.ª
Dr.ª Catarina Lucas

PAINEL 3 – Relações Amorosas, Intimidade e Sexualidade nos Idosos.

As relações amorosas assumem especial importância nos idosos institucionalizados, uma vez que oferecem não só conforto emocional, mas também uma valiosa fonte de apoio e companheirismo. Embora muitas vezes subestimadas, estas relações são fundamentais para o bem-estar emocional e psicológico dos residentes.

Em contexto institucional, os laços amorosos desenvolvem-se muitas vezes de forma natural entre os residentes. Ao partilharem experiências semelhantes e enfrentando desafios comuns, os idosos encontram consolo e compreensão uns nos outros, criando laços que transcendem as limitações impostas pela idade.

Além disso, as relações amorosas oferecem oportunidades para partilhar momentos de alegria, risos e afeto, enriquecendo a vida quotidiana dos residentes.  Promover a intimidade nas Estruturas Residenciais para Idosos vai para além da sexualidade, abrangendo também a conexão emocional, o afeto e a proximidade entre os residentes. Gestos simples, como segurar as mãos, abraçar ou compartilhar momentos íntimos de conversa são conexões que resultam em sentimento de pertença e de comunidade, bem como reduzem a solidão e promovem um ambiente mais acolhedor.

A participar no UNICARE SUMMIT estará a capacitar-se para facilitar e promover o desenvolvimento dessas relações, garantindo que os residentes se sintam valorizados, respeitados e amados no seu ambiente de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça os oradores desta edição

Fique a conhecer em baixo melhor cada um dos oradores deste Unicare Summit!

Filipa Marques
Filipa Marques

Natural do Porto, onde reside.

Licenciada em Gerontologia pela Escola superior de Saúde da Universidade de Aveiro (2008).

Doutorada em Gerontologia e Geriatria pela Secção Autónoma de Ciências da Saúde – Universidade de Aveiro e Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Universidade do Porto (2013).
Foi bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2009-2013).É professora adjunta da Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC). Foi diretora do curso da Licenciatura em Gerontologia Social (2020-2022) e é desde 2020 coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social.

Orientou mais de 300 estágios em diversos contextos (ex.: institucional; comunitário; autárquico; cuidados de saúde primários e continuados) e regiões do país.
É investigadora do CINTESIS – AgeingCluster. Os seus interesses de investigação prendem-se com o desenvolvimento no fim de vida, gerotranscendência, famílias no fim da vida, intergeracionalidade.

Autora e co-autoria de artigos nacionais e internacionais no âmbito das famílias no fim da vida.

Mãe, filha e neta, empenhada em acrescentar valores na transmissão de conhecimento, manifestando o amor – na forma de cuidado – ao próximo.

Vera Martins
Vera Martins

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – FMUC (2001-2007), obtendo o grau de Mestre pela FMUC em 2009.

Especialista em Psiquiatria desde 2016, exercendo funções como Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC em internamento de agudos, consulta de psiquiatria geral, adições e psiquiatria de ligação à obstetrícia na Maternidade Bissaya Barreto.

Estudante do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Colabora com a Cáritas Diocesana de Coimbra na tarefa de supervisão técnica.

Realizou pós-graduações em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pelo CRIAP (2013) e em investigação clínica – “Principles and Practice of Clinical Research” pela Harvard Medical School (2014).

Assistente Convidada da FMUC desde 2013 nas Unidades Curriculares de Introdução à Prática Médica I e II do Mestrado Integrado em Medicina, tutora de alunos do 6º ano Médico e Orientadora de Formação em Psiquiatria.

Integra vários projetos de investigação e ensaio clínico, co-orientadora de trabalhos finais de Mestrado Integrado.

Autora e co-autora de diversas comunicações científicas sob a forma de comunicação oral e poster, bem como artigos publicados em Revistas Nacionais e Internacionais e capítulos de livros. Revisora de artigos em revistas nacionais.

Assumiu por diversas vezes a representação dos internos durante o internato e é atualmente Coordenadora do Internato Médico de Psiquiatria do CHUC. Fez parte da comissão organizadora de vários eventos científicos, é membro da Associação Portuguesa de Patologia Dual e do Grupo Psiquiatria Conciliar e de Ligação.

Nuno Miguel dos Santos
Nuno Miguel dos Santos

Natural de Almagreira, concelho de Pombal, Padre da Diocese de Coimbra há 21 anos.

Atualmente é Reitor do Seminário Maior de Coimbra, acumulando outras responsabilidades como diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família, diretor do Pré-Seminário, membro do Conselho Episcopal, membro do Cabido da Sé de Coimbra, membro do Secretariado Coordenação Pastoral e membro do Colégio dos Consultores, capelão do Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Depois de ter estado 8 anos na Comissão de Ética do IPO de Coimbra e 3 anos na Comissão de Ética da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (das Irmãs Hospitaleiras em Condeixa), atualmente membro da Comissão de Ética do CHUC – Coimbra (desde o início de 2020).

Depois de concluir a Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (2001), fez um mestrado em Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, intitulado: ‘Jesus diante da morte de um amigo’ (2014). Nessa mesma universidade concluiu o doutoramento, com o tema: ‘A esperança que Jesus dá’ (2017). Em 2010 tinha feito um mestrado nas Ciências da Educação, especialização psicologia da educação, na FPCE – Universidade de Coimbra (2010).

Dá aulas na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto, como professor auxiliar convidado.

Colabora no Mestrado de Cuidados continuados da Faculdade de medicina com o tema – “Acompanhamento Espiritual e Promoção da Dignidade”.

Alexandre Mendes
Alexandre Mendes

Alexandre Mendes, nascido em 1978, em Coimbra. 

Médico desde 2002. Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental desde 2010, trabalha no Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria do CHUC; na Unidade de Saúde de Condeixa pertencente às Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e na Cáritas Diocesana de Coimbra.

Susana Duque
Susana Duque

Natural da Figueira da Foz e residente em Coimbra, é Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Pós-graduada em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Ambiente e em Direito dos Contratos e do Consumo, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, participa atualmente no Curso de Consentimento Informado, pelo Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Exerceu funções, como Técnica Superior Jurista e Assessora de Direção na Administração Local, até ter ingressado no Centro de Estudos Judiciários.

Juíza de Direito em Coimbra após ter exercido funções em vários Tribunais da Região Centro do País.

Adriana Gabriel
Adriana Gabriel

Adriana Gabriel, natural de Coimbra, é Licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Pós-graduada em Mediação de Conflitos, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e Diplomada do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública, pelo INA – Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas

Exerceu funções, como Técnica Superior, entre 2017 e 2019, no Gabinete Jurídico da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, até ter ingressado no Centro de Estudos Judiciários.

Actualmente, é Juíza de Direito na Região do Alentejo Central, onde reside.

Susana Carreiro
Susana Carreiro

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

Especialista em Psiquiatria, especialidade realizada no Hospital S. Francisco Xavier, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.

Mestrado em Psicogeriatria pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de PSicoterapias Breves.

Actividade assistencial actualmente no Instituto São João de Deus – Casa de Saúde do Telhal, na área da psiquiatria geral, alcoologia, reabilitação psicossocial e psicogeriatria e orientadora de estágios de psiquiatria do 6ºano da Licenciatura em Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa, orientadora de estágios de psiquiatria do internato da especialidade de Medicina Geral e Familiar e estágios de reabilitação psicossocial do internato da especialidade de Psiquiatria.

Actividade docente na CRIAP na Especialização Avançada em Reabilitação Psicossocial.

Tânia Casanova
Tânia Casanova

Médica, Assistente Graduada em Psiquiatria a exercer funções no Centro Hospitalar Tondela Viseu, onde integra, entre outras funções, a equipa de Coordenação de Psiquiatria Forense.

Perita Psiquiatra no Gabinete Médico-Legal e Forense de Dão Lafões – Viseu do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).

Pós graduada, com o Curso Superior de Medicina Legal pelo INMLCF.

Subespecialista em Psiquiatria Forense pela Ordem dos Médicos, integra atualmente a Direção da Secção de Subespecialidade de Psiquiatria Forense (SSPF) do Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos.

Colabora regularmente com diferentes entidades em ações de formação neste contexto.

Sofia Caetano
Sofia Caetano

Médica, Assistente Hospitalar em Psiquiatria a exercer funções na Casa de Saúde São Mateus – Hospital.

Perita Psiquiatra no Gabinete Médico-Legal e Forense de Dão Lafões – Viseu e do Gabinete Médico-Legal e Forense da Beira Interior Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).
Subespecialista em Psiquiatria Forense pela Ordem dos Médicos.

Pós-Graduada em Psiquiatria e Psicologia Forense e Pós-Graduada e Avaliação do dano corporal pós-traumático pelo INMLCF.

Certificação em Psuchotraumatology pela European Society of Traumatic Stress Studies (ESTSS).

José Tereso Temótio
José Tereso Temótio

Médico Psiquiatra
Coordenador da Equipa de Psiquiatria do Hospital Distrital da Figueira da Foz
Diretor e Fundador da Unicare
Diretor e Fundador da Psiquiatria Positiva
Co-fundador da Academia da Especialidade

Reserve já o seu lugar

15

Early Bird

Até 10 de Março
Presencial ou Online

20

Época Normal

De 11 a 31 de Março
Presencial ou Online

25

Last Call

De 1 a 15 de Abril
Presencial ou Online

Patrocinadores

Silver

Tecnifar

Bronze

recordati
genedec

Apoios Institucionais

escola-superior-educacao

Como chegar e como aproveitar

Museu Nacional de Conimbriga

XYZ

YPH

XYZ

YPH

XYZ

Perguntas Frequentes

Tem alguma questão? Encontre respostas aqui

Não encontrou a resposta que pretendia aqui? Veja a nossa página de Perguntas Frequentes

 
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit ess dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupid non proident, sunt in culpa qui officia deserunt.
Nunc vitae enim sed sem placerat aliquam.
Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit ess dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupid non proident, sunt in culpa qui officia deserunt.
Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia curae;
Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit ess dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupid non proident, sunt in culpa qui officia deserunt.

Contacte-nos

Preencha o formulário ou, caso prefira, contacte-nos pelos seguintes meios:

Contactos

Chamadas para a rede móvel nacional

+351 926 213 932

Chamadas para a rede fixa nacional

+351 231 447 310

Antes de nos contactar relativamente a alguma dúvida, passe pela nossa página de Perguntas Frequentes

    Preencha o formulário

    Fique sempre a par de tudo

    Siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma atualização relativamente ao Unicare Summit

    Newsletter

    Inscreva-se na nossa Newsletter para estar a par das últimas novidades da Unicare